Famílias Arco-íris?

quem são as famílias arco-íris? Testemunhos e realidades.

o saber não ocupa lugar

estudos sobre parentalidades, nova investigação científica, posições oficiais de ordens profissionais, etc

Recursos

Dicas, ideias e conselhos para mães & pais, para aspirantes a mães & pais, e para outr@s educador@s

notícias

Novidades sobre a vida de famílias arco-íris, em Portugal e no mundo.

agenda

Atividades e encontros, dentro e fora de Portugal

Home » notícias

Workshop legal integrado no projeto “Being an LGBTI parent as an experience of democracy and active citizenship”

Submitted by on Wednesday, 25 September 2013No Comment

fotografia 3Decorreu nos dias 20 e 21 de setembro em Helsínquia, na Finlândia, a segunda formação integrada no projeto  “Being an LGBTI parent as an experience of democracy and active citizenship“.

Este projeto, que a ILGA Portugal – através do grupo Famílias Arco-íris- integra, tem como parceiras 4 associações congéneres europeias:  Kosmos Horis Polemous Kai Via, Famiglie Arcobaleno,  Sateenkaariperheet Ry e Regenbogenfamilies, provenientes da Grécia, Itália, Finlândia e Suiça, respetivamente.

fotografia 2Na capital finlandesa, a delegação portuguesa – que contou com três ativistas e responsáveis da ILGA Portugal – teve a possibilidade de desenvolver os conhecimentos e trocar experiências no workshop legal sobre as realidades legislativas europeias e nacionais. Com a participação especial do Professor Robert Wintermut, um dos mais reconhecidos e consensuais especialistas nesta área, foram dois dias de workshop intensos e proveitosos e em que tivemos oportunidade de partilhar algumas das nossas iniciativas, como a ação popular contra o Estado Português ou o processo social e político que conduziu à igualdade no acesso ao casamento e, naturalmente, à discussão e aprovação da coadoção no Parlamento Português.

fotografia 1No dia 22 de setembro tivemos ainda a oportunidade de conhecer várias famílias arco-íris finlandesas, num passeio a uma das muitas ilhas de Helsínquia organizado pela Sateenkaariperheet Ry.

Being an LGBTI parent as an experience of democracy and active citizenship

A primeira reunião presencial das entidades parceiras teve lugar em Giulianova, Itália, em outubro de 2012; paralelamente à reunião, tivemos a oportunidade de partilhar o projeto e objetivos com dezenas de famílias arco-íris italianas, que reuniram connosco.

20130922_121420A segunda reunião de entidades parceiras decorreu em Genebra (Suiça), em maio de 2013, em simultâneo com os primeiros workshops de formação para famílias, ativistas e voluntários das organizações envolvidas.

Assim, foram realizadas duas ações formativas “How to Work with Press”, ministrada pela jornalista francesa Taina Tervonen; e “How to Organise a Web Campaign & AllOut.org Case Study”, da responsabilidade do colaborador da allout.org Guillaume Bonnet.

A participação da ILGA Portugal na campanha “Invisible Parents”, realizado em parceria com o realizador Mike Buonaiuto e a AllOut.org, é também um resultado deste projeto.

Os próximos encontros e ações formativas estão previstos para outubro, em Zagreb; para novembro, em Atenas: e para janeiro, em Lisboa.

Caso queira saber mais sobre este projeto ou participar na sua implementação, contacte-nos!

familias@ilga-portugal.pt

http://lgbt-families.eu/

Partilha as tuas impressões!

Escreve o teu comentário. Podes fazer trackback do teu site ou subscrever atualizações dos comentários subscribe to these comments via RSS.

Partilha todas as boas ideias. E enterra as outras :)

Podes usar as seguintes tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog aceita Gravatar. Arranja um aqui!.