Relatório de atividades em 2012

Submitted by on Sunday, 24 March 2013No Comment

A ILGA Portugal publicou o relatório de atividades do ano passado. Aqui fica o excerto das Famílias Arco-Íris.

• Apoiámos (diretamente) várias dezenas de famílias e futuras famílias de pessoas LGBT através de resposta a questões colocadas – e desenvolvemos dossiers informativos no subsite das famílias que respondem a algumas das questões mais colocadas (inseminação artificial, adoção, etc);

• Apoiámos investigadoras/es e estudantes de licenciaturas, mestrados e doutoramentos, no desenvolvimento de investigação sobre as famílias arco-íris em Portugal;

• Após algumas questões colocadas neste sentido, contactámos vários centros de preparação para o parto no sentido de sabermos quais as políticas face à integração de casais de lésbicas em grupos de preparação para o parto, e perante profissionais que os dinamizam – e divulgámos as respostas;

• Apoiámos a Direção na campanha – no parlamento e na imprensa – a favor da aprovação dos projeto-lei discutidos no Parlamento no inicio do ano: acesso à adoção e às técnicas de procriação medicamente assistida;

• Apoiámos a Direção em vários momentos cruciais, política e mediaticamente, como na emissão do direito de resposta na Rádio Renascença após a emissão de uma opinião insultuosa para as famílias arco-íris; participámos em debates e programas televisivos, como o ‘100 tabus’, de Marta Crawford, sobre famílias arco-íris (emitida na SIC Mulher em 23 novembro 2012) ou o debate na TVI24 a propósito do chumbo, no Parlamento, do projeto-lei que alargava a possibilidade de candidatura à adoção a casais de pessoas do mesmo sexo.

• Co-organizámos o 2º Encontro Europeu de Famílias Arco-Íris, que teve lugar em abril, na Catalunha – e estivemos presentes, distribuindo materiais e potenciando as trocas de experiências das famílias arco-íris na Europa.

• Iniciámos um projeto internacional dedicado às famílias LGBT, em parceria com mais 4 associações de famílias arco-íris europeias; trata-se de uma parceria de aprendizagem Grundtvig: “BEING AN LGBTI PARENT AS AN EXPERIENCE OF DEMOCRACY AND ACTIVE CITIZENSHIP”.

• No contexto deste projeto, apoiámos a campanha “Invisible Parents”, pensada para potenciar as redes sociais e espalhar a mensagem sobre as desigualdades e injustiças que enfrentam as famílias arco-íris europeias.

• Continuámos a desempenhar um papel fundamental na NELFA – Network of European LGBT Families Associations (rede europeia de associações de famílias arco-íris); em março foi assinada em Bruxelas a escritura de fundação e submetidos os estatutos da NELFA. A ILGA Portugal, membro fundador, esteve representada por Luís Amorim, que foi eleito tesoureiro da NELFA e nos representará na direção da associação.

• Promovemos 4 encontros de famílias arco-íris (para além do Arraialito), o último dos quais decorreu, pela primeira vez, no Centro LGBT

• Comemorámos o Dia Internacional das Famílias, que se celebra a 15 de maio, através de um encontro e da divulgação da campanha “Como é a tua família?”;

• Organizámos o maior e melhor Arraialito de sempre, em parceria com variadas empresas e profissionais, que trouxeram os seus serviços e sabedoria e nos ajudaram a animar esta que é já a grande festa para todas as famílias; Produzimos um vídeo que distribuímos via internet e que obteve muito sucesso!

• Lançamos a campanha “Como é a tua família?”, distribuindo posters por várias escolas e outros locais, no país e no estrangeiro;

• Dinamizámos e consolidámos a dinâmica do subsite das famílias arco-íris – familias.ilga-portugal.pt – que conta neste momento com 144 subscrito@s diretos.

• Terminado o projeto ‘Famílias no plural’, financiado pelo Estado Português através do programa de apoio financeiro do Estado às associações de família (gerido pelo ISS, IP), disponibilizámos publicamente a versão eletrónica do relatório descritivo do projeto.

• Traduzimos, editámos e organizámos os textos/comunicações da Conferência “Famílias no Plural”, cujo livro de atas está previsto para os primeiros meses de 2013;

• Colaborámos e apoiamos várias iniciativas de outros projetos e grupos da ILGA Portugal, como as Feiras do Livro LGBT em Lisboa e no Porto, ambas com destaques à literatura infantil; ou Ciclo de Cinema “We are Family” no Porto, entre vários.

• Estivemos presentes em lançamentos de livros, debates e sessões de divulgação e esclarecimentos, nacional ou internacionalmente – alguns exemplos são o lançamento (no Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa) do livro Luanda, Lua; ou Encontro de Outono de famílias LGBT italianas, em outubro, na costa adriática.

• Apoiámos e co-produzimos a campanha “onde há amor há heróis”, uma curta publicitária que se encontra a concorrer a festivais especializados;

• Conseguimos reforçar a divulgação de livros infantis LGBT, através do apoio a iniciativas como o destaque ao livro “De onde venho?”, no espaço Zig-zag (programação infantil do Canal 2) ou a leitura na livraria Cabeçudos, por Elsa Serra, do mesmo livro.

• Iniciámos atividades de reflexão e empoderamento de famílias LGBT: realizámos uma sessão com o tema “Creches, escolas e famílias arco-íris” com a participação de mais de 20 pessoas adultas; sistematizámos e divulgámos as conclusões, partilhando as nossas preocupações;

• Apoiámos o projeto independente “Famílias aqui” – e continuaremos a fazê-lo durante os próximos anos, já que a visibilidade é muito importante – e o pessoal é político.

Este ano continuaremos o nosso trabalho. Juntem-se a nós!