Famílias Arco-íris?

quem são as famílias arco-íris? Testemunhos e realidades.

o saber não ocupa lugar

estudos sobre parentalidades, nova investigação científica, posições oficiais de ordens profissionais, etc

Recursos

Dicas, ideias e conselhos para mães & pais, para aspirantes a mães & pais, e para outr@s educador@s

notícias

Novidades sobre a vida de famílias arco-íris, em Portugal e no mundo.

agenda

Atividades e encontros, dentro e fora de Portugal

Home » agenda

Porto recebe primeiro ciclo de cinema sobre famílias de pessoas LGBT

Submitted by on Wednesday, 14 November 2012No Comment

O projeto Porto Arco-Íris, uma iniciativa da Associação ILGA Portugal dirigida à região norte com sede na cidade do Porto, vai promover um ciclo de cinema de temática LGBT (lésbica, gay, bissexual e transgénero), com a designação “We Are Family”.
Trata-se de um evento que pretende dar visibilidade às histórias de famílias arco-íris, constituídas por casais de pessoas do mesmo sexo ou pessoas LGBT, com um destaque especial para o tema da parentalidade. Nesse sentido, vão ser exibidos no Cinema Passos Manuel, Porto, entre os dias 21 e 24 de novembro, com sessões diárias às 22h e entrada gratuita, um total de 3 filmes de ficção e 2 documentários.

Além dos filmes a exibir, entre os quais se contam estreias nacionais, os eventos paralelos incluem o lançamento do livro infantil “Luanda, Lua”, com a presença da autora, Marta Morgado; e o LANÇAMENTO DO CONCURSO “UM CONTO ARCO-ÍRIS”, promovido pela Associação ILGA Portugal, e que tem como objetivo a publicação de um livro que aborde temas LGBT para crianças, a ser publicado em 2013.
O júri será composto, entre entre outr@s, pela sexóloga Marta Crawfod, pelo escritor Richard Zimler e pelo ilustrador Rui Vitorino Santos.

PROGRAMA

dia 21 (quarta-feira)
22h – “Comme Les Autres” (Vincent Gareq, 2008) – um filme francês que aborda o tema da adoção e da gestação de substituição, retratando pelo caminho as implicações da ausência de proteção legal.

dia 22 (quinta-feira)
22h30 – “A mi madre le gustan las mujeres” (Daniela Féjerman e Inés Páris, 2002) – divertido filme espanhol que aborda em formato de comédia a adaptação de uma família ao coming out da sua matriarca.

dia 23 (sexta-feira)
22h lançamento do livro infantil “Luanda, Lua”, com a presença da autora, Marta Morgado; o livro baseia-se em factos reais de uma família arco-íris.
22h30 – “Breakfast With Scot” (Laurie Lynd, 2008) – do Canadá, outra comédia que aborda realidades como a família, a parentalidade, a homofobia e os estereótipos.

dia 24 (sábado)
22h – “In my shoes” (Jennifer Gilomen, 2004) – um pequeno documentário com testemunhos de jovens filh@s de pais e mães LGBT;
22h30 – “Right2Love” (Adaia Tervel, 2012) – documentário que retrata a realidade de 7 famílias em 7 países europeus, com testemunhos na 1ª pessoa do que significa fazer parte de uma família arco-íris na União Europeia.
23h30 – debate e LANÇAMENTO DO CONCURSO “UM CONTO ARCO-ÍRIS”, promovido pela Associação ILGA Portugal, e que tem como objetivo a publicação de um livro que aborde temas LGBT para crianças, a ser publicado em 2013. O júri será composto, entre entre outros, pela sexóloga Marta Crawford, pelo escritor Richard Zimler e pelo ilustrador Rui Vitorino Santos.
00h00FESTA “WE ARE FAMILY!”, também no Passo Manuel, com a participação de Rodrigo Affreixo e Hang The DJ

 

O Porto Arco-Íris é um projeto apoiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional, que pretende contribuir para o cumprimento do IV Plano Nacional para a Igualdade, concretamente no que concerne ao combate à discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género.

Desde o seu início, em setembro de 2011, tem promovido um conjunto diversificado de iniciativas, onde se destacam inúmeras ações de sensibilização (em escolas e outros estabelecimentos de ensino e formação, incluindo ensino superior, quer com alunas/os como com professoras/es), distribuição de livros por bibliotecas escolares e municipais, formação de profissionais de sectores-chave (com destaque para a saúde), voluntariado, uma feira do livro de temática LGBT, conferências, exposições e criação de parcerias a nível local (atualmente faz parte do Conselho Local para a Ação Social do Porto).
Entre as iniciativas previstas para breve inclui-se a formação de voluntári@s, outra edição da feira do livro e formação para agentes de segurança.

Link para spot do evento:
http://www.youtube.com/watch?v=GXTghZ2fexA&feature=youtu.be

Link para trailer do documentário “Right2Love” (estreia nacional)
http://www.youtube.com/watch?v=1QAvVjQ9910&feature=relmfu

 

Partilha as tuas impressões!

Escreve o teu comentário. Podes fazer trackback do teu site ou subscrever atualizações dos comentários subscribe to these comments via RSS.

Partilha todas as boas ideias. E enterra as outras :)

Podes usar as seguintes tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog aceita Gravatar. Arranja um aqui!.