Famílias Arco-íris?

quem são as famílias arco-íris? Testemunhos e realidades.

o saber não ocupa lugar

estudos sobre parentalidades, nova investigação científica, posições oficiais de ordens profissionais, etc

Recursos

Dicas, ideias e conselhos para mães & pais, para aspirantes a mães & pais, e para outr@s educador@s

notícias

Novidades sobre a vida de famílias arco-íris, em Portugal e no mundo.

agenda

Atividades e encontros, dentro e fora de Portugal

Home » Recursos

Notas e sugestões [especialmente] para Professoras/es e Educadoras/es

Submitted by on Friday, 17 December 2010No Comment

Não faça juízos ou comentários destrutivos sobre a vida familiar das crianças (como perguntar “Quem é a tua mãe verdadeira?” ou “Mas não tens pai?” ou afirmar “Ai, não vives com os teus pais… Foste adoptado.”), deixando-as identificar a sua família e respeitando os afectos evidentes e latentes.

Se se sentir pouco à-vontade ao tratar alguma questão (como por exemplo a preparação do Dia da Mãe ou do Dia do Pai), procure soluções adequadas com as famílias.

Intervenha (e registe) sempre que haja insultos ou outras atitudes de discriminação em relação à orientação sexual e identidade de género. Aproveite a ocasião para fazer pensar sobre esse tipo de comportamento e esclarecer que a sociedade é feita de diversidade e respeito por essa diversidade.

Torne o estabelecimento pré-escolar ou a escola acessível às famílias com mães e/ou pais LGBT, incluindo assuntos que estas queiram ver debatidos em reunião de encarregadas/os de educação. Mostre o seu apoio, por exemplo, convidando colectivos representativos das pessoas LGBT para sessões de esclarecimento.

Inclua as pessoas LGBT e as suas famílias nos conteúdos programáticos (exemplos: quando fala de uma personagem pública célebre que se identificou como L, G, B ou T, não omita esse facto; use uma família com pessoas LGBT como enunciado de um problema de Matemática; crie com as crianças uma árvore de famílias inclusiva).

(baseado em www.casafeschools.org)

Partilha as tuas impressões!

Escreve o teu comentário. Podes fazer trackback do teu site ou subscrever atualizações dos comentários subscribe to these comments via RSS.

Partilha todas as boas ideias. E enterra as outras :)

Podes usar as seguintes tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog aceita Gravatar. Arranja um aqui!.