Famílias Arco-íris?

quem são as famílias arco-íris? Testemunhos e realidades.

o saber não ocupa lugar

estudos sobre parentalidades, nova investigação científica, posições oficiais de ordens profissionais, etc

Recursos

Dicas, ideias e conselhos para mães & pais, para aspirantes a mães & pais, e para outr@s educador@s

notícias

Novidades sobre a vida de famílias arco-íris, em Portugal e no mundo.

agenda

Atividades e encontros, dentro e fora de Portugal

Home » posições oficiais

National Association of Social Workers

Submitted by on Wednesday, 2 February 2011No Comment

National Association of Social WorkersA National Association of Social Workers (NASW, Associação Nacional dos Profissionais de Acção Social) é a maior organização de assistentes sociais do mundo, com cerca de 145 mil membr@s. A NASW centra a sua atividade no  desenvolvimento pessoal e profissional d@s profissionais associad@s, na criação e manutenção de códigos de conduta e no avanço das políticas sociais.

A posição oficial da NASW face a questões lésbicas, gay e bissexuais é clara.

A NASW acredita que a orientação sexual homossexual deverá ter o mesmo respeito e direitos que a orientação sexual heterossexual. A NASW está empenhada no trabalho de eliminação de preconceitos e discriminação com base na orientação sexual, tanto dentro como fora do campo profissional do serviço social.

No ensino e na prática do serviço social, a NASW espera que as escolas abordem as questões de discriminação. A NASW encoraja a existência de programas de educação e formação contínua  sobre a prática e as políticas sociais das questões relevantes às pessoas e cultura lésbica, gay e bissexual, bem como das questões de educação sexual. A NASW acredita que todas as organizações de serviço social deverão ser inclusivas, utilizar linguagem neutra em termos de género, e que os exames de acesso à profissão devem incluir questões específicas a assuntos LGB.

Alinhada com outras organizações profissionais relevantes, a NASW apoia legislação anti-discriminação a nível nacional, estatal e local. A NASW opõe-se a leis que permitam discriminação de pessoas lésbicas, gays e bissexuais incluindo na imigração, emprego, acesso à habitação, credenciação profissional, obtenção de licenças, acesso a serviços e bens, direitos parentais e acesso ao casamento. A NASW encoraja a adoção de legislação que reconheça direitos hereditários, questões com seguros, casamento entre pessoas do mesmo sexo, direitos de parentalidade, direitos de propriedade conjunta e outros direitos que advenham das relações de pessoas lésbicas, gays e bissexuais.

Além desta posição oficial, pode ler também a declaração de apoio da NASW às famílias arco-íris através do apoio expresso ao processo judicial da ACLU (American Civil Liberties Union) que defende o casamento de pessoas do mesmo sexo.

Tradução e adaptação da posição oficial da NASW face aos assuntos LGB feita por voluntári@ da ILGA Portugal. Caso queira sugerir alterações, contacte-nos.

Partilha as tuas impressões!

Escreve o teu comentário. Podes fazer trackback do teu site ou subscrever atualizações dos comentários subscribe to these comments via RSS.

Partilha todas as boas ideias. E enterra as outras :)

Podes usar as seguintes tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog aceita Gravatar. Arranja um aqui!.