Famílias Arco-íris?

quem são as famílias arco-íris? Testemunhos e realidades.

o saber não ocupa lugar

estudos sobre parentalidades, nova investigação científica, posições oficiais de ordens profissionais, etc

Recursos

Dicas, ideias e conselhos para mães & pais, para aspirantes a mães & pais, e para outr@s educador@s

notícias

Novidades sobre a vida de famílias arco-íris, em Portugal e no mundo.

agenda

Atividades e encontros, dentro e fora de Portugal

Home » agenda

Mães lésbicas: participação em doutoramento

Submitted by on Tuesday, 11 February 2014One Comment
download (2)Tânia Machado, aluna de Doutoramento em Sociologia na Universidade do Minho, está a desenvolver um projecto focado na questão da maternidade lésbica, intitulado “Representações das mães lésbicas sobre a maternidade lésbica e estratégias de gestão da identidade maternal deteriorada”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 
Os objetivos são:
– Compreender de que forma as mães lésbicas definem a maternidade lésbica e se vêem enquanto mães e lésbicas num contexto social onde a sua configuração familiar, o seu estatuto maternal e a sua identidade sexual não são considerados, ainda, normativos;
 – Perceber de que forma gerem as suas identidades maternal (e sexual) quotidianamente, i.e., de que formas se apresentam, ou não, enquanto mães lésbicas/ famílias lésbicas junto das suas famílias, dos seus amigos, dos seus vizinhos e dos seus colegas de trabalho/empregadores, e que contornos têm as interações estabelecidas com os membros destes quatro grupos, em função do (des)conhecimento destes face à configuração familiar/ estatuto maternal das mães lésbicas.
 
Para a concretização dos objectivos, pretendo entrevistar individualmente e em casal as mães das famílias lésbicas planeadas.
Sinteticamente, o que pretendo é perceber se elas se sentem discriminadas, ou não, nas interacções quotidianamente estabelecidas com as quatro redes de sociabilidade definidas (familiar, amical, vicinal e profissional), como é que dão resposta às situações de eventual discriminação de que possam ser alvo e como é que, em função das percepções que têm acerca do que os membros destas quatro redes têm do seu estatuto maternal e da sua família, se percepcionam a si próprias enquanto mães lésbicas.
Participar é importante!
Mais em familiaslesbicas.info

uma ideia »

Partilha as tuas impressões!

Escreve o teu comentário. Podes fazer trackback do teu site ou subscrever atualizações dos comentários subscribe to these comments via RSS.

Partilha todas as boas ideias. E enterra as outras :)

Podes usar as seguintes tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog aceita Gravatar. Arranja um aqui!.