Famílias Arco-íris?

quem são as famílias arco-íris? Testemunhos e realidades.

o saber não ocupa lugar

estudos sobre parentalidades, nova investigação científica, posições oficiais de ordens profissionais, etc

Recursos

Dicas, ideias e conselhos para mães & pais, para aspirantes a mães & pais, e para outr@s educador@s

notícias

Novidades sobre a vida de famílias arco-íris, em Portugal e no mundo.

agenda

Atividades e encontros, dentro e fora de Portugal

Home » notícias

Escolas do Chile receberão livro sobre famílias arco-íris

Submitted by on Monday, 3 November 2014No Comment

nicolaA partir do ano que vem, as escolas chilenas distribuirão aos alunos livros sobre família formada por casais homossexuais. A obra conta a história de Nicolás, um menino que vive em uma família formada por um casal homossexual. Ele mora com os dois pais, Sebastián e Pablo, mas em alguns fins semana ele fica com Clara, a mãe biológica. Florencia, a melhor amiga no colégio, questionava Nicolás sobre sua família, pois não entendia o fato de ter dois pais, mas com o tempo, ela aceitou e eles passaram a frequentar a casa um do outro. 

O conto “Nicolás Tiene Dos Papás” (“Nicolás Tem Dois Papais”), foi escrito por Leslie Nicholls e as ilustrações foram desenvolvidas por Roberto Armij. O livro infantil foi criado por iniciativa do Movilh (Movimento pela Integração e Liberação Homossexual) e patrocinado pelo governo chileno. A obra fará parte do currículo do ensino infantil e fundamental públicos do Chile e será distribuída gratuitamente em 2015. As instituições particulares também poderão utilizar a obra, para recebê-los devem realizar os pedidos, também de forma gratuita.
Outros contos infantis com temas de diversidade sexual também estão previsto para serem lançados nos próximos meses, todos com patrocínio estatal e distribuição gratuita.Na cerimônia de lançamento do livro, a companhia “La Negra María” contou uma versão teatral da história. Nos próximos dias, o grupo também fará a apresentação do livro em escolas da capital chilena.

De acordo com o porta-voz do Movilh, Óscar Rementería, existe um projeto de levar a história de Nicolás a uma linguagem audiovisual. “Não sabemos ainda se um filme comum ou de animação, mas tudo vai depender do sucesso do livro”, revelou.

Protesto

A iniciativa de distribuição da obra não agradou a todos. Um pouco antes do encerramento do evento, uma mulher, cujo nome não foi identificado, invadiu o auditório onde acontecia a solenidade acusando a iniciativa de discriminar aqueles que pregam “o respeito à Bíblia”. Ela dizia que estava se pronunciando em nome da comunidade evangélica chilena.

“Como posso ensinar ao meu filho que ele também merece respeito por acreditar na palavra de Deus, se somente quem pensa diferente dele tem apoio do governo?”, questionou a mulher, que se surpreendeu ao ter seu discurso aplaudido pelos presentes. Durante as palmas, um representante do Movilh se aproximou e lhe ofereceu um livro, e antes de deixar o recinto ela o aceitou.

Mas este não foi o único protesto. Minutos antes dessa intervenção, Rafael Dochao, embaixador da União Europeia no Chile, relatou que devido ao apoio do organismo à iniciativa chilena, em menos de uma semana recebeu mais de 600 mensagens de protesto.

Para as pessoas que se opõem ao livro, a obra seria uma forma de “propaganda para as crianças” sobre orientação sexual, mas o presidente do Movilh, Ramón Gómez, não concordou com as acusações. “O livro visa contribuir para formar uma geração que tenha outra visão sobre as famílias formadas por casais homossexuais e defende o respeito pelas diferentes formas de família. Ele não trata da questão sexual. Por isso, é difícil entender esse tipo de reação”, comentou.

Em 2011, houve uma situação parecida no Brasil. Após pressão da bancada evangélica no Congresso Nacional, o governo do país suspendeu a divulgação de um kit anti-homofobia nas escolas. O material era composto por vídeos, cartazes e um caderno para professores com o objetivo de tratar o tema do preconceito contra pessoas homossexuais e transsexuais no ensino público.

in BONDE, (Com informações Operamundi), 24 outubro 2014
Mais livros infantis a não perder, aqui.

Partilha as tuas impressões!

Escreve o teu comentário. Podes fazer trackback do teu site ou subscrever atualizações dos comentários subscribe to these comments via RSS.

Partilha todas as boas ideias. E enterra as outras :)

Podes usar as seguintes tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog aceita Gravatar. Arranja um aqui!.