Famílias Arco-íris?

quem são as famílias arco-íris? Testemunhos e realidades.

o saber não ocupa lugar

estudos sobre parentalidades, nova investigação científica, posições oficiais de ordens profissionais, etc

Recursos

Dicas, ideias e conselhos para mães & pais, para aspirantes a mães & pais, e para outr@s educador@s

notícias

Novidades sobre a vida de famílias arco-íris, em Portugal e no mundo.

agenda

Atividades e encontros, dentro e fora de Portugal

Home » notícias

Decorreu em Oeiras o 4º Encontro Europeu de Famílias Arco-Íris

Submitted by on Thursday, 22 October 2015No Comment

DSC_0007O Encontro Europeu de Famílias Arco-Íris 2015 decorreu em Oeiras, de 15 a 18 de outubro. O encontro foi organizado pela ILGA Portugal e pela NELFA – Network of European LGBT Families Associations, a rede europeia de associações de famílias arco-íris da qual a ILGA Portugal é membro fundador.

Mães, pais e filh@s de países como Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Russia, Suécia e Suiça, encontram-se para um fim-de-semana comprido cheio de novas amizades, alegria e diversão em família mas também de workshops e trocas de experiências.
Tiveram lugar as primeiras Rainbow Talks, que podem ser vistas no canal youtube da ILGA Portugal, e onde várias pessoas com experiências e formações muito diversas partilharam as suas ideias e conhecimentos sobre a realidade das famílias arco-íris.

Num momento em que os compromissos internacionais de Portugal em Direitos Humanos instam o país a mudar a legislação discriminatória; e em que a composição do Parlamento eleito em outubro permite sem margem para dúvidas o final da desigualdade na lei, exigimos que a muito breve prazo as crianças filhas de casais de lésbicas e gays possam ver reconhecidas legalmente as suas famílias; e que casais de pessoas do mesmo sexo possam aceder quer às técnicas de PMA quer à candidatura à adoção.

Leia aqui o comunicado emitido pela ILGA Portugal e pela NELFA (em inglês)
Veja aqui o programa do encontro
Veja aqui as Rainbow Talks: dia 1 com Daniela Freitas and Jorge Gato; Julia Ehrt; and Brune and Pablo Seban; e dia 2 com Luís Amorim, Lena Herrmann-Green e Miguel Vale de Almeida

Alguns artigos na imprensa:
i online – Famílias europeias. O amor sem preconceitos chega para todos
TSF –  “Em Portugal a minha família estaria fora da lei”
P3: Lisboa recebe quarto encontro europeu de famílias arco-íris
JN (LUSA) Famílias LGBT querem reconhecimento e liberdade de circulação na Europa

Partilha as tuas impressões!

Escreve o teu comentário. Podes fazer trackback do teu site ou subscrever atualizações dos comentários subscribe to these comments via RSS.

Partilha todas as boas ideias. E enterra as outras :)

Podes usar as seguintes tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog aceita Gravatar. Arranja um aqui!.