Famílias Arco-íris?

quem são as famílias arco-íris? Testemunhos e realidades.

o saber não ocupa lugar

estudos sobre parentalidades, nova investigação científica, posições oficiais de ordens profissionais, etc

Recursos

Dicas, ideias e conselhos para mães & pais, para aspirantes a mães & pais, e para outr@s educador@s

notícias

Novidades sobre a vida de famílias arco-íris, em Portugal e no mundo.

agenda

Atividades e encontros, dentro e fora de Portugal

Home » notícias

correio da manhã: Parlamento vota co-adoção gay

Submitted by on Tuesday, 7 May 2013One Comment

Deputados do PS apresentam, no dia 17, uma proposta de co-adoção para que os membros de casais do mesmo sexo sejam reconhecidos legalmente como pais. O Parlamento chumbou, no ano passado, a proposta de adoção por casais gays.

“A co-adoção é um instrumento que existe para casais de sexos diferentes e que permite que um membro do casal adote o filho do outro. Quem não é reconhecido como figura parental não pode agir em situações médicas ou da escola, por exemplo”, explica ao CM a deputada independente do PS Isabel Moreira.

parlamentoPara a associação de Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero (ILGA) de Portugal trata-se de uma intervenção “urgente”. “Pretende-se proteger as crianças em caso de divórcio ou morte da mãe ou pai legal. É uma questão de segurança e não só de discriminação. As duas mães ou pais devem ser reconhecidos”, explica Paulo Côrte-Real, presidente da ILGA de Portugal, acrescentando que a co-adoção existe em países como Espanha, França, Reino Unido, Holanda e Bélgica.

A proposta socialista é apresentada na data comemorativa do Dia Mundial de Luta contra a Homofobia e Transfobia (dia 17).

Recorde-se que a ILGA interpôs, recentemente, uma ação contra o Estado português, apresentando o exemplo de dez famílias em que as crianças, criadas por casais gays, “precisam de ver reconhecidas as suas mães ou pais”.

In Correio da Manhã, 7 de maio de 2013

uma ideia »

Partilha as tuas impressões!

Escreve o teu comentário. Podes fazer trackback do teu site ou subscrever atualizações dos comentários subscribe to these comments via RSS.

Partilha todas as boas ideias. E enterra as outras :)

Podes usar as seguintes tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog aceita Gravatar. Arranja um aqui!.