comunicado NELFA: 2º Encontro Europeu de Famílias LGBT

Submitted by on Sunday, 6 May 2012No Comment

Mais de 1000 pessoas de mais de 300 famílias arco-íris encontraram-se em Lloret del Mar, na Catalunha, em Espanha, de 28 de abril a 1 de maio, sob o mote “Famílias LGBT como motor de mudança social”, no 2º Encontro Europeu de Famílias LGBT.

O encontro de quatro dias foi uma oportunidade para as famílias celebrarem a sua diversidade e de chamar a atenção para o direito a serem reconhecidas como famílias e a serem tratadas como tal em toda a Europa, sem qualquer discriminação como acontece hoje. As famílias e associações de famílias LGBT europeias presentes assinaram um manifesto em Lloret apelando a este reconhecimento.

O documentário “right to love” teve a sua estreia neste evento. Este fantástico documentário sublinha as grades diferenças de legislação nos vários países europeus e o impacto nas famílias arco-íris. Testeminhos de várias famílias fornecem um forte argumento no sentido da necessidade de proteção legal de todas as famílias, incluindo as famílias LGBT.

Link para a versão extra-curta (10 minutos) do documentário “Right2Love”

Foi também anunciado o “Dia Internacional da igualdade das famílias” (6 Maio) http://internationalfamilyequalityday.org/

O 2º Encontro europeu de Famílias LGBT incluiu, ntre outros, workshops sobre os principais desafios no reconhecimento dos direitos das famílias LGBT, novos desafios educativos, parentalidade transexual, reprodução em casais de lésbicas, parentalidade em casais de homens, e famílias multiculturais.

Mães, pais e crianças tiveram oportunidade de socializar num ambiente acolhedor e seguro, tendo participado em excursões nas proximidades, além das muitas atividades organizadas por idades e interesses.

A NELFA agradece particularmente à FLG, a Associação de Famílias LGBT da Catalunha, pelo enorme e fantástico trabalho em organizar este 2º Encontro europeu de Famílias LGBT. Ao longo dos dois últimos anos, a FLG trabalho contra-relógio e o resultado foi um maravilhoso evento. A NELFA estende os seus agradecimentos às/aos mais de 200 voluntári@s que com o seu entusiasmo e dedicação fizeram deste um encontro inesquecível para todas as mães, pais, filhas e filhos presentes.

Para mais informações sobre o 2º Encontro europeu de Famílias LGBT visite o site  www.familieslgbt2012.org

O 2º Encontro Europeu de Famílias LGBT terá lugar em 2014 na Alemanha, e será organizado pela Associação ILSE/LSVD (local e data a confirmar).

traduzido e adaptado do comunicado de imprensa da NELFA, 4 maio 2012. Saiba mais sobre a NELFA no site oficial ou na página no Facebook