comunicado: NELFA – Rede Europeia de Associações de Famílias LGBT nasce oficialmente

Submitted by on Tuesday, 6 March 2012No Comment

A NELFA – Rede Europeia de Associações de Famílias LGBT vai ser formalizada através da lei belga como uma associação internacional sem fins lucrativos no próximo dia 12 de março de 2012. A sede oficial da NELFA será a Rainbow House (casa arco-íris), em Bruxelas.

Doze associações fundadoras da NELFA, oriundas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Países Baixos, Portugal e Suíça vão assumir um papel preponderante no que se refere a consolidar o trabalho da NELFA a favor das famílias arco-íris europeias.

A Associação ILGA Portugal, aderente à NELFA desde a sua formação, é um dos doze membros fundadores. Luís Amorim, associado da ILGA Portugal e membro do seu grupo Famílias Arco-Íris, representará a Associação – e Portugal – na NELFA e integrará a primeira Direção da mesma

Com 22 associações representando 14 países europeus e milhares de famílias arco-íris, os objectivos da NELFA passam por garantir às crianças das famílias de pessoas LGBT na Europa os mesmos direitos que as crianças de todas as famílias. A NELFA incentiva os diversos países europeus a adotar sistemas legais e políticas de igualdade que não discriminem as famílias arco-íris, seja em termos legais, financeiros, educativos ou sociais.

A NELFA trabalha também no sentido de garantir às famílias de pessoas LGBT a liberdade de circulação dentro da União Europeia sem que a segurança da vida familiar seja comprometida por atravessar uma fronteira  ou estabelecer residência dentro da UE.

A NELFA promove a troca de informações entre os seus membros e apoia a criação  e o desenvolvimento de associações de famílias LGBT na Europa.

2º Encontro Europeu de Famílias LGBT – Catalunha, 2012

De 28 de abril a 1 de Maio, a NELFA organiza o 2º Encontro Europeu de Famílias LGBT em Lloret Del Mar, na Catalunha (Espanha), em colaboração com a Associação de Famílias LGBT da Catalunha, FLG.

Estima-se que este evento mobilize 800 participantes de toda a Europa – e de todas as idades. O encontro reúne apoios como o do Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol, o Governo da Catalunha e a Câmara Municipal de Figueres.

Para mais informações sobre a NELFA e o encontro CATALUNHA 2012 :

–         Em Bruxelas : junte-se à nossa receção/almoço no dia 12 de março entre as 13h15 e as 14h30, na  Rainbow House (rue du Marché au Charbon, 42, 1000 Brussels)
–         Por e-mail: familias@ilga-portugal.pt

Lisboa, 6 de março de 2012

Mais informação na Internet:

NELFA: www.nelfa.org

FAMÍLIAS ARCO-ÍRIS: http://familias.ilga-portugal.pt/