Famílias Arco-íris?

quem são as famílias arco-íris? Testemunhos e realidades.

o saber não ocupa lugar

estudos sobre parentalidades, nova investigação científica, posições oficiais de ordens profissionais, etc

Recursos

Dicas, ideias e conselhos para mães & pais, para aspirantes a mães & pais, e para outr@s educador@s

notícias

Novidades sobre a vida de famílias arco-íris, em Portugal e no mundo.

agenda

Atividades e encontros, dentro e fora de Portugal

Home » notícias

BE lança petição no Parlamento Europeu contra referendo sobre co-adopção

Submitted by on Thursday, 30 January 2014No Comment

823045A petição será aberta a todos os eurodeputados e deputados nacionais de todos os países da União Europeia.

O Bloco de Esquerda (BE) lança petição no Parlamernto Europeu contra a proposta de referendo sobre a co-adopção de crianças por casais do mesmo sexo. O BE considera que em democracia os direitos das minorias não são matérias para referendar.

Na petição, promovida pelas eurodeputadas bloquistas Marisa Matias e Alda Sousa, pode ler-se: “Em democracia não se sujeita a plebiscito o exercício de direitos humanos. Em democracia não se deve referendar os direitos das minorias, porque estas não se podem confundir com a vontade das maiorias”

As eurodeputadas do BE anunciaram esta quinta-feira o lançamento de uma petição, subscrita por membros de todas as famílias políticas do Parlamento Europeu, contra a realização em Portugal de um referendo à co-adopção por casais do mesmo sexo.

A petição apela ainda ao Presidente da República, Cavaco Silva, e às “instituições responsáveis” para que “não cedam perante a agenda conservadora”.

A missiva refere que “em Fevereiro do ano passado, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos apontou Portugal como um dos países que viola a Convenção Europeia dos Direitos Humanos, ao não permitir que ambos os membros de um casal do mesmo sexo possam adoptar, em conjunto, uma criança”.

As bloquistas consideram que a co-adopção de crianças por casais homossexuais “não é uma matéria referendável porque é um direito fundamental e acima de tudo deve estar o direito das crianças aos melhores pais adoptivos ou co-adoptivos”, advogam os peticionários.

O BE afirma ainda que a petição, cujos dez primeiros subscritores são eurodeputados de todas as famílias políticas do Parlamento Europeu, é aberta a todos os eurodeputados e deputados nacionais de toda a União Europeia.

in Público, 30 janeiro 2014

Partilha as tuas impressões!

Escreve o teu comentário. Podes fazer trackback do teu site ou subscrever atualizações dos comentários subscribe to these comments via RSS.

Partilha todas as boas ideias. E enterra as outras :)

Podes usar as seguintes tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog aceita Gravatar. Arranja um aqui!.