Home » Nós

Nós

Usamos habitualmente o termo famílias arco-íris para designar as famílias constituídas por casais de pessoas do mesmo sexo ou pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais ou Transgénero) com crianças a cargo. No entanto, “famílias arco-íris” é um conceito inclusivo pelo que na verdade qualquer família que não aceite o conceito tradicional de família como o único modelo familiar relevante, é uma potencial família arco-íris!

Não se sabe ao certo quantas famílias arco-íris – no sentido estrito, ou seja, constituídas por casais de pessoas do mesmo sexo ou pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais ou Transgénero) com crianças a cargo – existem em Portugal. Sabe-se, no entanto, que são muitas e que a sua visibilidade é crescente. A investigação nesta área diz-nos ainda que a chamada “família tradicional”, – constituída por um casal de pessoas de sexo diferente com crianças a cargo – é cada vez menos o modelo dominante. Dados estatísticos (Eurostat, INE) comprovam a diversidade das estruturas familiares atuais.

Hoje, uma família é sobretudo uma rede afectiva, consistente e estável, de partilha saudável e de amor incondicional, sediada num espaço seguro, denominado “casa”.
Dois homens ou duas mulheres ou uma pessoa LGBT com filhas/os podem construir, têm construído e continuarão a construir esta “casa”.
Famílias constituídas por casais de pessoas do mesmo sexo, mães lésbicas, pais gays, e pais e mães bissexuais e/ou transgénero são também os rostos e as vozes da diversidade familiar.

Este site, da responsabilidade do Grupo Famílias Arco-íris da Associação ILGA Portugal, visa antes de mais apoiar as famílias arco-íris portuguesas mostrando recursos, contando várias experiências na primeira pessoa, fazendo fluir a comunicação e dinamizando as trocas de ideias. Querem participar? Juntem-se a nós.