Famílias Arco-íris?

quem são as famílias arco-íris? Testemunhos e realidades.

o saber não ocupa lugar

estudos sobre parentalidades, nova investigação científica, posições oficiais de ordens profissionais, etc

Recursos

Dicas, ideias e conselhos para mães & pais, para aspirantes a mães & pais, e para outr@s educador@s

notícias

Novidades sobre a vida de famílias arco-íris, em Portugal e no mundo.

agenda

Atividades e encontros, dentro e fora de Portugal

Home » notícias

108 crianças adotadas foram devolvidas

Submitted by on Thursday, 3 November 2011No Comment

Uma das motivações para a interrupção do processo de adopção é a não correspondência das expectativas criadas pelos pais adoptivos

Em 2010, foram devolvidas aos centros de acolhimento do Estado 12 crianças em processo de pré-adopção. Entre 2005 e 2010, registaram-se um total de 108 devoluções, de acordo com dados do Instituto da Segurança Social (ISS). Entre as razões para a não concretização da adopção estão a falta de entendimento entre os candidatos e a não correspondência da criança às expectativas dos pais adoptivos.

“Durante o período de préadopção [6 meses], dois irmãos foram devolvidos” conta Carla Semedo, directora da Casa das Crianças de Tires (Cascais). A instituição acolhe crianças dos 3 aos 10 anos, algumas por indicação do ISS. Uma das justificações dadas pelo pai adoptivo para devolver uma das crianças é que “não é companheira, não correspondeu às expectativas”. Os dois irmãos acabaram por regressar à Casa de Tires. O menino que não correspondia “às expectativas”, tem agora 7 anos e “diz que não pode fazer asneiras porque senão não tem pai” revela Carla Semedo.

Para Luís Villas Boas, director do Refúgio Aboim Ascensão (Faro), o elevado número de crianças devolvidas pelas famílias adoptantes resulta da “má avaliação” dos candidatos. “As instituições têm de ter capacidade para preparar estas crianças para uma futura integração numa família e, para isso, é preciso ter técnicas de várias áreas. Não é isso que se passa”, diz.

Leia o artigo completo aqui, aqui e depois aqui.

in Correio da Manhã, 17 Outubro 2011, por Joana Nogueira

 

Partilha as tuas impressões!

Escreve o teu comentário. Podes fazer trackback do teu site ou subscrever atualizações dos comentários subscribe to these comments via RSS.

Partilha todas as boas ideias. E enterra as outras :)

Podes usar as seguintes tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog aceita Gravatar. Arranja um aqui!.